Idade Gestacional
Autor: Dr. Yuri V. Arce R.
A idade gestacional (IG) é um sistema padrão para quantificar o tempo de desenvolvimento do produto da gestação (embrião ou feto, segundo o tempo de desenvolvimento) o do recém-nascido. A IG é de vital importância para o seguimento do controle pré-natal. Em primeiro lugar, no controle pré-natal se utiliza a data do primeiro dia da última menstruação, que vai ser considerado como o primeiro dia da IG. Porém a fecundação não se da durante o tempo que a mulher está menstruando, este processo só vai acontecer aproximadamente após duas semanas. Mas essa variação de tempo é considerada dentro da margem de erro do cálculo. A IG pode ser feita pela contagem de dias ou utilizando o gestograma (como indica a imagem acima).
Quando a gestante não pode informar a data de ultima menstruação (DUM), por desconhecimento total ou por não ter certeza, pode-se utilizar outros métodos de estimação da IG, como por exemplo, o uso da altura uterina (AU), que é a medição do fundo uterino por meio da palpação no abdome, que pode nos indicar aproximadamente a IG do feto.
Também podemos utilizar como método para estimação da IG, a ultrassonografia (US) obstétrica, que proporciona informação com maior precisão sobre a IG. Devemos ter em consideração que quanto menor seja o embrião ou feto, maior exatidão vamos ter sobre a IG utilizando este método. É importante que toda gestante que desconhece sua DUM se realise uma US obstétrica o mais pronto possível. A estimação da IG pela US obstétrica no último trimestre da gravidez tem um margem de erro muito grande, varia de ± 21 dias a menos ou ± 21 dias a mais. Razão pela qual as informações fornecidas pelas primeiras US feitas no primeiro trimestre são as de maior importância e são as que devem ser tomadas em consideração para a estimação da IG e a data provável de parto (DPP).
Além dos métodos acima citados, a estimativa da IG também pode ser feita depois do parto do recém-nascido, utilizando alguns métodos que determinam o desenvolvimento, podemos citar como exemplo o Método de Capurro.
Todos os dados são fornecidos em semanas e em alguns dos casos os dados no prontuário do recém-nascido podem constar até três idades gestacionais estimadas por diferentes métodos, a IG estimada pela DUM, a IG estimada pela US obstétrica e a IG estimada pelo método de Capurro, que nãos necessariamente são as mesmas.
Para a maioria das gestantes o dado em semanas pode resultar meio confuso, porque é mais fácil entende-lo em meses, já que a gestante tem em consideração que sua gestação deve durar nove meses. Mas os profissionais da área da saúde trabalham em base as semanas de gestação que é mais exato ou em base aos trimestres de duração da gestação que permite fazer as solicitações dos exames complementários necessárias segundo o trimestre de gestação.
Edad Gestacional por Trimestre.
Ao relacionarmos a idade gestacional em semanas e meses ou trimestres obtemos que:
I. Primeiro Trimestre de Gestação.
- 1 a 4 semanas de gestação: 1 mês.
- 5 a 9 semanas de gestação: 2 meses.
- 10 a 13 semanas de gestação: 3 meses.
II. Segundo Trimestre de Gestação.
- 14 a 17 semanas de gestação: 4 meses.
- 18 a 22 semanas de gestação: 5 meses.
- 23 a 26 semanas de gestação: 6 meses.
III. Terceiro Trimestre de Gestação.
- 27 a 31 semanas de gestação: 7 meses.
- 32 a 35 semanas de gestação: 8 meses.
- 36 a 40 semanas de gestação: 9 meses.
A gestação que dura 9 meses está dividida em 3 períodos de 3 meses cada um, assim temos:
A IG ideal para o nascimento do bebe é quando está a termo, porque se considera que o feto atingiu a maturidade necessária para sobreviver fora do meio intrauterino.
GUIA PARA GESTANTES
LA IMPORTANCIA DEL CONTROL PRENATAL.
EXÁMENES DE LABORATORIO EN LAS GESTANTES.
CÁLCULO DA IDADE GESTACIONAL.