A importância do Controle Pré-natal
(Primeira parte)
click aqui: versão em espanhol
– Qual é a importância do controle Pré-natal?
A importância do controle pré-natal é de cuidar que o bebê que leva dentro, se este desenvolvendo adequadamente e que toda esta etapa termine com o nascimento dum bebê saudável, sem o comprometimento da saúde da mãe.
O inicio precoce do controle pré-natal é muito importante, e vai falar muito do cuidado e responsabilidade que tenha a mãe sobre o desenvolvimento deste novo ser.
– Quantas consultas pré-natais devem ser feitas?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que devem ser feitas de seis consultas a mais. Isto pode mudar segundo os protocolos das Instituições e dos países, embora sempre se deva visar o atendimento das grávidas que tenham maior risco de alguma doença dentro da gravidez.
– Cada quanto tempo devem ser feitas as consultas pré-natais?
Antes de responder isto, deve-se ter em conta, que o pessoal de saúde de forma geral, refere-se à cronologia da gestação em semanas e não em meses.
Isso quer dizer, que a grávida vai ter que se acostumar a escutar falar dos profissionais de saúde que cuidam dela, que seu bebê tem 30 semanas, e não a cronologia em meses.
Duma maneira simples, o que tem que lembrar é que um bebê esta a termino (é dizer totalmente desenvolvido) quando chega às 37 semanas, em media uma gestação tem uma duração de 40 semanas, o que corresponde à data provável do parto (DPP) que é marcado no cartão pré-natal.
Acostuma-se a marcar a data de controle pré-natal da seguinte maneira (lembrar que isto pode variar segundo o prot
ocolo da instituição onde é feito o controle pré-natal, e segundo a necessidade de avaliações mais frequentes em caso de apresentar alguma doença durante a gravidez):
Mensalmente até as 28 semanas.
Quinzenais entre as 28 até as 36 semanas.
Semanais ultrapassadas as 37 semanas até o nascimento.
O bebê vai nascer às 40 semanas?
Às 40 semanas que se indicam como a data provável de parto, é exatamente isso, uma data provável, quer dizer uma data aproximada do dia que deve nascer o bebê, que pode ser antes ou depois desta data. Qualquer tempo estará bem, se ultrapassada as 37 semanas e não ultrapasse as 41 semanas. Uma vez chegada às 41 semanas é necessário que a grávida acuda a um centro de pronto atendimento, para tomar as medidas necessárias do caso.
Para © 2013 – Prontuarioweb por Yuri Arce R. MD. – Publicado em Português 12/10/2013
Fotos por: Henry Pinto MD.
click aqui: versão em espanhol
links que podem ser de seu interesse: